Banner 468 x 60px

15 de outubro de 2012

Winsor McCay” – Google Doodle comemora 107º Aniversário de “Little Nemo in Slumberland”


Nesta segunda feira, dia 15 de outubro, o Google lançou em sua página inicial mais um Doodle Comemorativo. Desta vez a homenagem é para o cartunista e animador Winsor McCay. A decisão de homenagear McCay se deve ao fato de sua mais famosa tira semanal completa 107 anos hoje. A tira em questão chama-se ”Little Nemo in Slumberland”.

A tira em questão foi publicada semanalmente pelos jornais New York American e New York Herald, do dia 15 de outubro de 1905 ao dia 30 de abril de 1913.

Winsor McCay nasceu no dia 26 de setembro de 1867, nos Estados Unidos. A principal importância do cartunista foi a de ele ser o primeiro a utilizar as técnicas dos desenhos animados, que anos mais tarde foi utilizada por Walt Disney.

Depois de ter estudado Artes por 3 anos em Chicago, Winsor passou a se dedicar amplamente na criação de tiras em quadrinhos. Ele acabou influenciando cartunistas como Chris Ware, Moebius, Maurice Sendak e William Joyce.

Apesar de ter sido criada em 1905, Little Nemo acabou ganhando uma animação apenas no ano de 1911. Três anos mais tarde Winsor lançou a animação “Gertie the Dinosaur”, que foi considerada na época como um dos marcos da animação.

Por causa de toda a sua importância para a história da animação, Winsor McCay acabou dando nome a um dos principais prêmios de animação hoje em dia, o Winsor McCay Awards, prêmio que é oferecido aos principais profissionais que contribuíram com a área de animação.

Winsor McCay acabou falecendo aos 66 anos, mais precisamente no dia 26 de junho de 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário